Dr. Ricardo de Almeida Sebba
Formação Acadêmica
2018
Título de Especialista em Medicina do Trabalho. ANAMT/AMB, Membro da ANAMT e ABMT, RQE: 29608.

2004-2006
Especializado em Ginecologia e Obstetrícia – Hospital Maternidade Carmela Dutra/RJ (Universidade Gama Filho).
Membro da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro/FEBRASGO.

2004-2005
Especializado em Medicina do Trabalho-Universidade Estácio de Sá/RJ.
Registro da Especialidade: Livro 001, folha 36, linha 23 CREMERJ.

1997- 2003
Faculdade de Medicina da Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro.


Atribuições
Gestão de Equipe Multidisciplinar, Gestão Orçamentária, Gestão de Programas de prevenção aos Agravos de Saúde, Palestras de Promoção de Saúde, Gestão do encaminhamento previdenciário (Indeferimentos, Cats, Contestações), Inclusão de PCD, Emissão de Laudo e Parecer Técnico e Gestão do Absenteísmo, Elaboração de PCA
Garantindo a melhoria do desempenho dos principais indicadores de Saúde Ocupacional.
• Promovendo a melhoria da Saúde do Trabalhador, identificando as queixas principais, os principais motivos de afastamentos e de uma maneira multissetorial (RH, Gerência do empregado e Gerência Jurídica) tratar os casos complexos, realizando campanhas de Promoção a Saúde, além das obrigatórias, deverão ser realizadas sempre que identificado qualquer desvio na curva de indicadores.
• Reduzindo os afastamentos até 15 dias, convocando individualmente os empregados que apresentarem Atestados com o mesmo CID 10 até três vezes/mês, convocando também os que apresentam atestados sempre em um determinado dia do mês (Plantão/Segunda-Feira, etc) com isso podemos identificar precocemente uma Patologia, uma escala de Plantão não adequada ao Perfil do Empregado, Alcoolismo, dentre outros.
• Acompanhando mensalmente os casos críticos e casos sistêmicos considerados Aptos pelo Perito do INSS e avaliado como Inapto pelo Médico da empresa (conhecedor do Escopo Laborativo de cada empregado), com isso é realizado um estreitamento entre empresa e INSS com a finalidade de demonstrar o Perfil Profissiográfico ao coordenador do INSS para que cada caso seja discutido individualmente.
• Acompanhando mensalmente os casos críticos e casos sistêmicos Reabilitação Profissional.
• Potencializando uma cultura de comportamento seguro e atitude prevencionista, promovendo a reflexão de todo funcionário sobre a valorização da vida.
Experiência Profissional

Concessionária RIOgaleão
Outubro 2020 até o momento

Head of Occupational Health


LIGHT S.E.S.A
Março 2012 – Até o momento
Gestor em Saúde Corporativa, Benefícios, Plano de Saúde, Sinistralidade, coordenador do PCMSO da empresa, assinando como Diretor Técnico perante o Conselho Regional de Medicina. A Companhia distribui energia elétrica para 31 municípios do Estado do Rio de Janeiro também geramos energia elétrica em 04 usinas hidrelétricas no Estado do Rio de Janeiro, atualmente com 6000 colaboradores.


FAPES -BNDES
Julho 2018 até agosto de 2020

Gerente de Saúde Assistencial e Corporativa, equipe composta por 23 profissionais administrativos e da área da saúde. Atendendo aos empregados do BNDES (2700).

Hospital Israelita Albert Sabin
Fevereiro de 2014 –Ate o momento

Médico do Trabalho, responsável pela execução e planejamento, dos exames da NR-7.


Grupo Notre Dame – Intermédica RHVida
Janeiro 2018 – Até Agosto de 2018

Gestor em saúde Ocupacional, Responsável pela Regional Rio de Janeiro. Formação de equipe, implementação de processos, ações de qualidade baseada em evidência.


Sistema Firjan
Agosto de 2015 –Até Fevereiro 2018

Coordenador Operacional de Saúde do Sistema Firjan.



Hospital Badim –Rede D’OR São Luiz
Fevereiro de 2014 – Até Agosto de 2015

Coordenador do PCMSO.


PETROBRAS DISTRIBUIDORA
Junho 2013 – Até Fevereiro de 2014

Contratado como Médico do Trabalho para programar e executar em conjunto com a liderança, o programa de gestão do absenteísmo da empresa e diminuir os índices do PTP, coordenar o PCMSO das unidades e acompanhar o desempenho da empresa terceirizada na prestação de serviços ocupacionais.


Sistema Firjan
Agosto 2010 – Junho 2013

Ginecologista de uma comunidade carente no Rio de Janeiro (Pavão-Pavãozinho) promovendo palestras de promoção à saúde da comunidade, execução de exames clínicos em comunidades para o programa Atleta do Futuro.

Grupo Notre Dame – Intermédica RHVida
Abril 2010 – Março 2012

Contratado como Médico do Trabalho coordenador da saúde Ocupacional no Rio de Janeiro e Responsável Técnico do ambulatório.
Empresa prestadora de serviços médicos ocupacionais para grandes clientes, como: PETROBRAS DISTRIBUIDORA, Contax, TBG, LASA, Ponto Frio dentre outras. Nesse período tive a oportunidade de coordenar o PCMSO de todas as unidades da PETROBRAS DISTRIBUIDORA, com exceção das unidades do Rio de Janeiro.
Idiomas
• Espanhol - Fluente
• Inglês – Bons Conhecimentos

As informações contidas neste site são de inteira responsabilidade do(a) médico(a).
O Cremerj oferece gratuitamente a página, porém não interfere na administração de conteúdo,
que deve seguir as normas do Código de Ética Médica, Manual de Publicidade e Assuntos Médicos, Código Civil e Código Penal.