Dr. Geraldo Augusto

Geraldo Augusto Gomes






Formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2001, continuou sua carreira dentro da instituição onde fez residência no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho-UFRJ, aprovado como especialista da ABORL-CCF em 2004. Terminou a residência médica em 2005, decidido a fazer da rinoplastia sua especialidade cirúrgica. Seguiu no mesmo ano para um estágio de 1 mês no IPO em Curitiba - um dos maiores centros desta cirurgia no Brasil - onde consolidou seu desejo motivado por diversos colegas com destaque para os Drs.:Rogério Pasinato, Marcos Mocelin, Caio Márcio, João Maniglia, Ricardo Maniglia e João Luiz Faria. Também nesta época firmou amizade com os então fellows da instituição: Drs. Renato Alves de Souza, Gustavo Taleb, Gustavo Jorge e Juparetan Trento.


Retornou ao Rio de Janeiro e em 2006 participou de observer Fellowships na Universidade de Chicago Illinois - supervisionado pelos Drs. Regan Thomas e Dean Toriumi e em San Diego, Califórnia, na UCSD, sob supervisão da Dra. Deborah Watson.


Ao retornar ao Rio de Janeiro foi motivado pelo chefe do Serviço de Otorrinolaringologia da UFRJ à época, Dr. Shiro Tomita a assumir o cargo de coordenador da residência médica e se tornou professor convidado da Disciplina de Otorrinolaringologia.


Neste mesmo ano assumiu e fundou um setor destinado exclusivamente à rinoplastia, onde foi um dos primeiros a aplicar os conceitos de vanguarda da rinoplastia estruturada, naquela época, absorvidos durante os fellowships, em que o uso frequente de cartilagem costal e outras abordagens ainda pouco usuais no nosso meio eram colocadas em prática.


Obteve título de mestre em cirurgia também na Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2009 com a abordagem do tema de simulação com softwares para o planejamento de rinoplastias, um dos trabalhos pioneiros no tema, ainda pouquíssimo utilizado no país. É Membro Titular da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face.


Atuou como coordenador da residência médica em otorrinolaringologia e coordenador do programa de iniciação científica em otorrinolaringologia na UFRJ. Também foi professor da disciplina de otorrinolaringologia da Universidade Souza marques - entre 2007 e 2010.


Participou da comissão de residência médica e treinamento da ABORL-CCF durante a gestão dos Dr. Ricardo Ferreira Bento de 2008 a 2010 onde tomou parte em visitas realizadas por todo o território nacional que ajudaram a mapear as necessidades e heterogeneidades da especialidade em nosso país, próximos do fim da década de 2010.


Foi presidente da Sociedade de Otorrinolaringologia da Estado do Rio de Janeiro no biênio 2013/2014, sucedendo ao Dr. Kleber Falcão Rebello. Atualmente, dedica-se prioritariamente à prática e desenvolvimento da rinoplastia em sua clínica privada no Rio de Janeiro, é chefe do setor de otorrinolaringologia da Hospital Barra D’or e diretor tesoureiro da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face da ABORL-CCF.


As informações contidas neste site são de inteira responsabilidade do(a) médico(a).
O Cremerj oferece gratuitamente a página, porém não interfere na administração de conteúdo,
que deve seguir as normas do Código de Ética Médica, Manual de Publicidade e Assuntos Médicos, Código Civil e Código Penal.