Dr. Ricardo Ferreira, MD

Dr. Ricardo Ferreira,MD


Especialista em Cirurgia de Coluna e Manejo de Dores Crônicas



Dr. Ricardo Ferreira formou-se em medicina nos anos 90. Fez residência médica em ortopedia e traumatologia na UFRJ, e acumula em sua carreira mais de dez títulos em sua área, entre eles: Especialista em Ortopedia e Traumatologia pelo MEC, pela SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia) e AMB (Associação Médica Brasileira); Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, e Sociedade Brasileira de Cirurgia da Coluna; Membro da Sociedade Norte Americana de Coluna (North American Spine Society – NASS), e Especialista em Coluna e Membro da AO Spine International, Especialista em DOR (SBED), e MBA em Gestão de Saúde na COPPEAD. Parte de sua formação foi feita em um renomado centro de coluna na Europa, de onde ele trouxe algumas de suas técnicas, que ainda são consideradas pioneiras no Brasil.


Devido a sua habilidade no manejo da DOR, Dr. Ferreira tem em seu arsenal todas as mais novas opções de tratamento conservador. Seus métodos de tratamento são capazes de reabilitar mais de 90% dos seus pacientes sem a necessidade de cirurgia.


Aqueles pacientes que não obtêm sucesso com o tratamento conservador tem acesso as mais modernas tecnologias. Entre as técnicas cirúrgicas aplicadas pelo Dr. Ricardo Ferreira podemos destacar dois tipos: as minimamente invasivas, ou seja, sem corte na pele e feitas sob anestesia local através de agulhas, cânulas, e câmeras de vídeo; e as já consagradas técnicas abertas, mas sempre buscando o menor acesso cirúrgico possível, que repercute em menores riscos e possibilita um pós operatório menos doloroso, e mais rápida recuperação.


Dentro de sua habilidades, também destacamos técnicas modernas para tratamento de dor como: Endoscopia de coluna, Cirurgias por Radiofreqüência, Cifoplastia, Correção de Escolioses, Fixações espinhais que mantêm a mobilidade ( como próteses discais e sistemas de fixação  dinâmica), alem de Implante de Eletrodos para Eletroestimulação Medular para tratamento de dores crônicas até pouco tempo consideradas como intratáveis .


Independente dos recentes avanços das novas técnicas cirúrgicas, Dr. Ricardo Ferreira apenas indica a realização de cirurgia uma vez que tenha sido comprovada a absoluta incapacidade de resolução através dos tratamentos conservadores.




As informações contidas neste site são de inteira responsabilidade do(a) médico(a).
O Cremerj oferece gratuitamente a página, porém não interfere na administração de conteúdo,
que deve seguir as normas do Código de Ética Médica, Manual de Publicidade e Assuntos Médicos, Código Civil e Código Penal.