Dr. Domenico Capone



Concluiu curso médico na Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, atual UNIRIO em 1979.  Durante o período da graduação foi monitor da disciplina de Biofísica e de Doenças Infecto-contagiosas (DIP) por concurso, obtendo bolsa durante o treinamento em DIP. Fez inúmeros cursos de extensão universitária, enquanto estudante do curso de medicina, procurando aperfeiçoamento em várias disciplinas como cirurgia geral, dermatologia, doenças infecto-contagiosas, oftalmologia, pediatria, entre outras. Durante a graduação, nos anos de 1976,77 e 78 cursou as disciplinas optativas de Matéria Médica Homeopática e Terapêutica Homeopática obtendo o título de Médico Homeopata em 1979  pelo Instituto Hahnemanniano do Brasil (UNIRIO). Foi interno em Doenças Infecto-contagiosas durante o 6º ano médico permanecendo em tempo integral durante internato no Instituto Estadual de Infectologia São Sebastião da Secretaria de Estado de Saúde. 



Foi aprovado para o concurso de Residência Médica nas especialidades de Pediatria e Clínica Médica optando por realizar a residência em Clínica Médica no Instituto de Assistência aos Servidores do Estado do Rio de Janeiro no período de 1980 a 1981. Durante a residência médica participou de vários encontros e congressos médicos e fez o curso de Especialização em Medicina do Trabalho na Unversidade Gama Filho em 1981.  

Na área da assistência deu prioridade ao campo da Clínica Médica tendo sido aprovado em vários concursos públicos nesta especialidade e atuado neste setor, na Unidade de Terapia Intensiva e no setor de Emergência  no Instituto de Assistência aos Servidores do Estado do Rio de Janeiro e no Hospital Geral da Posse, ex-INAMPS no período de 1982 a 1989.  

Em 1982 ingressou no Instituto de Tisiologia e Pneumologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ITP/UFRJ (atual IDT/UFRJ) onde permaneceu até o ano de 2000 quando foi transferido para o Serviço de Radiologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da UFRJ, Hospital do Fundão, onde permanece até hoje atuando como radiologista. Durante o exercício médico no ITP/UFRJ aprimorou seus conhecimentos em Tisiologia e Pneumologia trabalhando em vários setores e consolidando sua formação nestas áreas por ser o ITP, centro de referência reconhecido no Brasil e no exterior. Participou na organização de diversos eventos científicos quando Secretário do Centro de Estudos do  ITP-UFRJ no biênio 83/84, destacando-se: Ciclo de Estudos sobre Pneumologia Pediátrica, Câncer de Pulmão, Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas, Infecções Respiratórias e Pulmão nas Doenças Sistêmicas. Participou ainda como professor dos cursos de graduação em Medicina, cadeira de Tisiologia ministrando aulas práticas e teóricas desde 1983 no IDT/UFRJ. Foi orientador dos residentes ainda no ITP/UFRJ de 1984 a 1989. 

Foi membro da comissão Científica do I Congresso de Pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio de Janeiro, realizado no Hotel Glória de 3 a 5 de dezembro de 1987. 

Foi consultor de Pneumologia no Instituto de Doenças Infecto-contagiosas Evandro Chagas, da FIOCRUZ onde implantou o serviço de Broncoscopia e atuou como médico no período de 1989 a 1991. 

Em 1992 conclui tese alcançando o grau de Mestre em Medicina pela UFRJ na área de concentração Pneumologia e Tisiologia

Em 1992 iniciou curso de especialização em Radiologia pela Sociedade Brasileira de Radiologia e no Serviço de Radiologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto, da UERJ, onde cumpriu estágio durante os anos de 1992 e 1993, este último remunerado. 

Em 1994 prestou concurso para o cargo de Professor Assistente de Pneumologia e Tisiologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, tendo sido aprovado em 1º lugar, onde permanece até os dias atuais na qualidade de professor Associado. 

Em 2004 ao concluir tese, alcançou o grau de  Doutor em Medicina na área de concentração em Radiologia pela UFRJ. 

Ainda na área do ensino atuou como professor de Pneumologia na Universidade Gama Filho de 1986 a 2008 e foi professor Titular da Disciplina de Diagnóstico por Imagem da Universidade Severino Sombra, Vassouras, de 2003 a abril de 2013. Foi presidente do Departamento de Imagem da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia durante o biênio 2011/12.


Na Universidade do Estado do Rio de Janeiro consolidou sua atuação docente organizando inúmeros cursos de extensão universitária. Tem 65 trabalhos científicos publicados em Anais de Congressos, 64 artigos completos publicados em periódicos nacionais e estrangeiros, 5 textos em jornais de notícias, 6 Livros publicados ou organizados, 55 capítulos de Livros versando sobre vários temas das especialidades pneumologia, tisiologia e radiologia.


Foi Chefe do Serviço de Radiologia e Diagnóstico por Imagem do HUPE/UERJ de Janeiro de 2011 a setembro de 2014. É presidente da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio de Janeiro, SOPTERJ, no biênio 2013/15.                                


Desenvolve pesquisa na UERJ  na área da Tisiologia e na área da imagem orientado teses sobre diagnóstico da tuberculose e alterações de imagem na DPOC com a correlação fisiopatológica. Além de desenvolver projetos de pesquisa participa ativamente de cursos de atualização em vários estados brasileiros através da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.








As informações contidas neste site são de inteira responsabilidade do(a) médico(a).
O Cremerj oferece gratuitamente a página, porém não interfere na administração de conteúdo,
que deve seguir as normas do Código de Ética Médica, Manual de Publicidade e Assuntos Médicos, Código Civil e Código Penal.