Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro

O Doutor Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro possui graduação em Medicina pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques (1976), mestrado (Diplôme d´ Études et de Recherches en Biologie Humaine - 1981), Doutorado (Doctorat d´ État en Biologie Humaine - 1983) pela Universidade de Paris VI (Pierre et Marie Curie) e Pós-Doutorado no Institut Pasteur (Paris, 1998). Ele é atualmente Pesquisador 1 do CNPq, Cientista Sênior do Nosso Estado da Faperj e Pesquisador Titular do Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz, onde Chefiou o Departamento de Imunologia até a extinção dos Departamentos de Pesquisa do IOC em 2007. É Chefe do Laboratório de Pesquisas em Malária - que é sede do Centro de Pesquisas, Diagnóstico e Treinamento em Malária (CPD-Mal) que também Coordena na Fiocruz e que é Laboratório de Referência da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS-MS) para o diagnóstico de malária na Região Extra-Amazônica. CTDR é Membro Titular da Academia Nacional de Medicina (2010) e da Academia Fluminense de Medicina (2002) e Membro Correspondente Estrangeiro da Académie Nationale de Médecine (França, 2009), Presidente da Federação Internacional de Medicina Tropical, da Sociedade Brasileira de Malariologia 
(2008) e do Conselho Científico do XVIII Congresso Internacional de Medicina Tropical e Malária, ocorrido no Rio de Janeiro em 23 a 27 de setembro de 2012. Ele é também Membro Assessor ad-hoc do CNPq, Finep, Faperj e várias outras agencias governamentais de fomento à Pesquisa e Editor Associado da Revista Neurociencias e Membro do Corpo Editorial de diversos periódicos científicos (Acta Tropica, Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Médécine Tropicale, Parasite & The Open Parasitogy and the Open Autoimmunity Journals). Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Protozoologia humana, atuando principalmente nos seguintes temas: malária humana e experimental simiana e murina, Plasmodium falciparum e P. vivax, imunidade protetora, ensaios vacinais e imunopatologia da malária.

As informações contidas neste site são de inteira responsabilidade do(a) médico(a).
O Cremerj oferece gratuitamente a página, porém não interfere na administração de conteúdo,
que deve seguir as normas do Código de Ética Médica, Manual de Publicidade e Assuntos Médicos, Código Civil e Código Penal.